Os agentes sociais de Campo Grande que atuam com as oficinas realizadas nos parques e praças da Fundação Municipal de Esporte (Funesp) participaram hoje (4) do curso de Primeiros Socorros e pré atendimento hospitalar promovido pela Prefeitura em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar. A ação, que aconteceu na Esplanada Ferroviária, reuniu 160 professores.
As temáticas abordadas pelos palestrantes foram sobre: Atendimento pré-hospitalar, prestação de primeiros socorros, parada respiratória e reanimação cardiopulmonar. O treinamento tem como objetivo fazer com que os professores conheçam e coloquem em prática o suporte básico da vida, tomando a atitude certa na hora certa. O curso foi dividido em dois turnos, matutino e vespertino.
Os conhecimentos adquiridos após a realização do treinamento têm como intuito minimizar possivelmente os danos ocasionados por lesões, reduzindo o sofrimento da vítima, colocando-a em melhores condições para receber o tratamento definitivo.
Com o curso é esperado que os professores obtenham o domínio das técnicas, permitindo que identifiquem rapidamente o que há de errado com a vítima e tome as providências necessárias com eficiência, como explicou o diretor-presidente da Fundação, Odair Serrano. “É muito importante estarmos com a equipe condicionada para atender de imediato qualquer situação, principalmente porque Campo Grande tem hoje 92 locais com atendimentos de esporte e lazer e realiza em média 70 mil atendimentos por mês”.
A professora de atletismo, Jorilda Sabino, elogia a iniciativa. “Gostei bastante. Já fiz outros, mas esse foi bem didático. Eu trabalho com crianças e adultos e às vezes não percebemos algum risco. Esse curso ajuda a aprender as manobras quando a criança perde a respiração, dá um norte de como fazer o primeiro atendimento”.
A agente social conta que já passou por uma situação de atendimento. “Eu estava chegando no meu bairro quando vi a menina alcoolizada. As pessoas estavam dando água para ela, e disse que isso poderia causar afogamento. Fiz atendimento dela até o socorro chegar”, lembra Jorilda.
Maicon Luiz Mommad, Gerente de Atividades Sistemáticas da Fundação, falou sobre a importância do curso. “Ter conhecimento sobre primeiros socorros ajuda muito, principalmente algo simples como o ato de se engasgar ou ter um desmaio, pode colocar uma vida em risco, e, por isso, o atendimento adequado é tão fundamental”.