Pelo menos 100 militares do Corpo de Bombeiros participam de simulação de atendimento a incêndio e resgate de trânsito, ação desenvolvida nos altos da avenida Afonso Pena, em frente ao Aquário do Pantanal.
Além de aprimorar técnicas, o treinamento também vale dia de folga para quartel que obter o melhor tempo e cumprir todas as etapas.
O tenente-coronel Fernando Ferreira, comandante metropolitano, disse que o treinamento começou às 7h30 e vai durar todo o dia. Participam do treinamento os quartéis das Moreninhas, Guanandi, Tijuca, Costa e Silva, Julio de Castilho, área Central, Parque dos Poderes e Coronel Antonino.
As equipes estão utilizando 15 viaturas, entre veículos de resgate e de combate a incêndio. Também está sendo usada a escada Magirus, com 60 metros de altura.
Um fiscal de prova conta o tempo das equipes e avalia se cumpriram todas as etapas do resgate ou combate a incêndio.
No caso de incêndio, os bombeiros precisam apagar fogo em residência. A equipe se divide na viatura e no controle da mangueira. Uma porta foi instalada no local para simular a entrada no local e, depois de passar por ela, os militares precisam acertar alvo posicionado a 5 metros de distância.
No caso do acidente, uma condutora está dentro de veículo. A equipe inicia o atendimento conferindo sinais vitais e situação da mulher e, depois a imobilização, com uso da prancha e colar cervical. Depois, é transferida para maca e coloca na ambulância.
Segundo assessoria, o foco é o treinamento das equipes, além de conquistar a vitória, marcando o menor tempo e cumprindo todas as etapas.