O Corpo de Bombeiros e socorristas do Shopping Campo Grande resgataram 4 feridos de explosão de gás, após incêndio em uma das cozinhas do estabelecimento. A grave situação fez parte de simulação de socorro, que mobilizou equipes de salvamento nesta quinta-feira (17).
Por conta da covid-19, foi mais restrito e com cenário mais modesto. A simulação foi realizada antes do horário de abertura do shopping, para não causar aglomeração entre os clientes. De acordo com assessoria, o treinamento é anual e obrigatório e não poderia deixar de ser feito, mesmo com pandemia.
Enquanto que, em 2019, foram 150 pessoas envolvidas, entre atores, estudantes de cursos de área de saúde e equipes de salvamento, desta vez, foram 4 “vítimas”, 2 equipes do Corpo de Bombeiros e 12 socorristas dos shopping, os bombeiros civis.
Apesar de não ter a mesma estrutura, manteve-se o capricho das maquiagens, com queimaduras nos feridos.
Segundo a tenente Sabrine Azambuja, do Corpo de Bombeiros, na simulação, as vítimas foram representadas por 4 funcionários do shopping. O princípio de incêndio aconteceu em uma das cozinhas, seguida de explosão de gás. Os seguranças foram os primeiros a perceber a situação e acionaram socorristas e Corpo de Bombeiros.
Da explosão até o fim do salvamento, foram 25 minutos, das 8h15 até 8h40, que envolveu isolamento da área, evacuação do shopping, resgate e salvamento dos feridos. As vítimas foram retiradas pela Doca 4 para que fossem levadas pelas viaturas que estavam a postos.
A tenente explicou que todo o trabalho será revisto para que os socorristas e bombeiros detectem eventual falha no procedimento para que a situação não ocorra em caso de ocorrência real.