Essa é a história de Hansel, um cachorro resgatado de um ringue de luta de cães e se tornou um cão bombeiro de sucesso. Hansel é um cachorro alegre que injustamente foi colocado em um ringue de luta de cães de Tilbury, no Canadá.
O pit bull, junto de 30 outros cachorros no ringue, estava prestes a ser eutanizado por causa da proibição de pit bulls em Ontário. Felizmente, um homem, Rob Scheinberg, defendeu todos os cães e conseguiu convencer o tribunal a mudar sua decisão.
Os cachorros passaram por testes e os aptos para adoção seguiram para um projeto chamado “Dogs Playing For Life”, uma organização sem fins lucrativos na Flórida “com a missão de melhorar a qualidade de vida dos cães de abrigo para aumentar o salvamento de vidas”.
Assim, Hansel foi um dos cães enviados para o abrigo na Flórida. Lá, o “Throw Away Dogs Project” da Filadélfia, nos Estados Unidos, que treina cães para se tornarem oficiais da polícia, adotaram o pet.
Herói
Depois de mais de um ano de treinamento, Hansel foi entregue ao Corpo de Bombeiros de Millville, que precisava de um cão de detecção de fogo posto. Foi assim que o cachorro foi, por acaso, o primeiro de sua raça a se tornar um oficial de detecção de fogo posto K9.
Com nova vida, Hansel que quase foi sacrificado, agora ajuda a salvar outras vidas. Ele é especificamente treinado para identificar líquidos inflamáveis, tais como gasolina e diesel. Além disso, o cachorro também ganhou o prêmio Law Enforcement and Detection Hero Dog 2021.
Vendo o sucesso de Hansel, outros departamentos também expressaram interesse em aceitar pit bulls como cães detectores de incêndio. Com o tempo, o cachorro não só ajudou os bombeiros a salvar vidas, mas também ganhou um melhor amigo, o seu tutor, o bombeiro Tyler Van Leer.
Hansel e Tyler se tornaram uma dupla dinâmica. Em uma de suas entrevistas, Tyler revelou que eles são inseparáveis. “Ele é um cachorro fantástico. Eu não pediria por nenhum outro cão”.