Após sete anos cumprindo missões no Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), o labrador Jimmy está aposentado. Ele fazia parte do Serviço de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (Sbresc) da instituição.

Durante seus anos de trabalho, o cão atou em diversas ocorrências em Sergipe, como busca de pessoas desaparecidas na mata, corpos ocultados e desabamentos.

Em 2014, foi o labrador que ajudou na localização de uma família que ficou soterrada no desabamento de um prédio no Bairro Coroa do Meio, na capital sergipana. Já em 2019, Jimmy e mais três cães do Corpo de Bombeiros de Sergipe atuaram, por mais de 30 dias, no resgate às vítimas do rompimento da barragem de Brumadinho, Minas Gerais.

“Ele apresenta um bom quadro de saúde, mas é o tempo certo para a aposentadoria, assegurando uma qualidade de vida para o cachorro, já que ele não apresenta mais a mesma energia para realizar as buscas. Não é uma decisão fácil, são muitos anos de companheirismo, mas ele merece esse descanso”, afirmou o sargento Thiago Garcia, treinador de Jimmy desde o nascimento do cachorro.
 
Mesmo aposentado, o cão continuará tendo a saúde monitorada por veterinários da Mineradora Vale, por conta da atuação em Brumadinho, além de permanecer no projeto ‘Promoção da saúde animal através da acupuntura e técnicas da medicina tradicional chinesa’, do curso de Veterinária da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Segundo o Corpo de Bombeiros, Jimmy foi adotado por uma pessoa do canil e vai continuar atuando como co-terapeuta de crianças da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), em Aracaju.