Manoel Maurício Ramos Neto, Capitão do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul, alcançou um feito notável ao defender sua dissertação de mestrado em Direito na Universitat de Girona, na Espanha. A dissertação, intitulada "Desastres, Pobreza y Justicia Distributiva: Reflexiones y Perspectivas desde el Caso Öneryildiz versus Turquía", recebeu aprovação com a nota máxima e distinção de matrícula de honra, um reconhecimento concedido na Espanha a alunos que alcançam a qualificação máxima em uma disciplina acadêmica.

Devido à frequência e severidade dos eventos climáticos que assolaram o Rio Grande do Sul, a pesquisa desenvolvida traz inovação à Corporação, pois o estudo realizado ressalta a necessidade urgente de explorar soluções que não apenas lidem com as consequências imediatas dos desastres, mas também abordem questões de justiça distributiva e mitigação de riscos para as comunidades afetadas.

A busca pelo aperfeiçoamento intelectual, evidencia a capacidade e o potencial dos militares estaduais em conciliar suas responsabilidades com o aprimoramento acadêmico em áreas importantes para a sociedade.
O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul parabeniza o Capitão Maurício por essa conquista notável, destacando-o como exemplo de excelência acadêmica e comprometimento com o serviço público.