Durante a tradicional festa de Iemanjá, que aconteceu no domingo (2), no bairro do Rio Vermelho, o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), atendeu 41 ocorrências. A maior quantidade foi relacionada a embriaguez, com um total de 16 chamados. Desmaios, convulsões, mal súbitos e crianças perdidas foram outros tipos de ocorrências atendidas.
O caso mais grave foi de um afogamento, naquela região, onde as equipes se revezaram por aproximadamente uma hora e meia realizando a reanimação cardiopulmonar (RCP). A equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada e constatou o óbito do homem.
Ao todo 136 bombeiros militares atuaram na festa. O serviço foi prestado com equipes que circulavam por todo o perímetro da festa e adjacências, além de viaturas como caminhões de combate a incêndio e ambulâncias.
As viaturas estavam posicionadas em pontos estratégicos para se deslocarem com maior celeridade em caso de ocorrências. Os bombeiros militares também estavam em Postos Elevados de Observação (PEO). Desta forma, conseguiram verificar o que acontecia com mais detalhes e puderam se deslocar ao local exato com mais rapidez.
“Nosso foco durante o evento não foi apenas quem foi prestigiar a festa, mas todos que trabalhavam. Enquanto realizávamos a ronda percebemos um princípio de incêndio num carrinho de lanches. Nossa equipe prontamente realizou o combate e conversou com a proprietária sobre cuidados e manutenção”, explicou o capitão BM Leandro Vialto.