A princípio, um morador local se deparou com uma serpente-jiboia em um bananal. Imediatamente, ele acionou a CIOPS de Juazeiro do Norte por volta das 12h. O Corpo de Bombeiros se deslocou até o local e resgatou rapidamente a serpente ilesa de cerca de 3 metros de comprimento.

A equipe, com habilidade e cuidado, conseguiu resgatar a serpente. Em seguida, o animal foi entregue à ONG BiodiveSe, sob a responsabilidade da bióloga Raquel Soares.

Este incidente destaca a importância da rápida resposta e da cooperação entre a comunidade, das autoridades locais e de especialistas como a ONG BiodiverSe.

Por fim, atuaram na ocorrência o 3º sargento Juscelino, o cabo Rennan e o soldado Welson.

Balanço

Durante todo o ano de 2023, o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) resgatou 11.008 animais, entre eles silvestres, domésticos, nativos ou exóticos, em todo o Ceará. Além disso, os animais resgatados estavam em diversas situações de risco, como em locais perigosos, em meio a incêndios ou abandonados.

Em resumo, as espécies mais resgatadas foram serpentes, felinos, cães, iguanas e cassacos. O número superou o ano de 2022, que registrou 9,6 mil animais resgatados. Já no ano de 2021, foram 6,2 mil; em 2020, foram 5,2 mil e em 2019, 3,9 mil resgates de animais foram registrados. Os resgates são realizados por equipes especializadas, que atuam com segurança e profissionalismo.