Na noite desta terça-feira (22), dois pescadores passaram por apuros após ficarem ilhados durante uma pescaria no Rio Guaporé, próximo à Central Geradora Hidrelétrica (CGH) Guaporé, pertencente à concessionária de energia elétrica CPFL, localizada na comunidade da Capela São Marcos. Por volta das 21h30min, a Central de Operações do 3º Pelotão de Bombeiro Militar de Guaporé recebeu o pedido de resgate e logo se dirigiu ao local.
A guarnição composta pelos soldados Daniel Guatemim e Leonardo Zilio conduziu a operação de resgate. Segundo o relato dos bombeiros, havia três pescadores. Eles percorreram parte do leito do rio em trecho de pedras até o ponto onde há uma espécie de poço para pescar. Um deles percebeu que o nível do rio estava subindo rapidamente e conseguiu sair do local e pedir ajuda, enquanto os outros dois permaneceram ilhados. A dupla ficou junto a um paredão em uma área não alagada.
— O local é cercado por paredões e de difícil acesso, porém, em períodos seca, as pessoas conseguem ter acesso pelas pedras. Como choveu durante o dia na região, o grupo foi surpreendido pela cheia do rio, que impediu a passagem dos pescadores de volta pelo mesmo trajeto que chegaram, e ficaram presos entre o paredão e a correnteza — explicou o soldado Guatemim.
Felizmente, o pior foi evitado e o resgate foi concluído com êxito. Os bombeiros partiram da central da usina hidrelétrica e fizeram um percurso diferente mas que deu acesso ao ponto onde os pescadores estavam. Assim, os soldados conseguiram resgatar a dupla fazendo amarração tipo cadeirinha e içando-os pelo paredão.