POR ACSP

O Serviço Civil Auxiliar de Bombeiros (SCAB) de Arambaré, Unidade recém regularizada e vinculada operacionalmente ao Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS), colaborou para a assepsia das dependências do aquartelamento na manhã desta quinta-feira (17/9).

A desinfecção foi executado pelo efetivo do SCAB e do CBMRS da cidade. O Coordenador do SCAB de Arambaré, CAB Marcos Roberto Silva Peixoto, informou que usam o equipamento para desinfecção de ambientes públicos de grande circulação, bem como instalações públicas como postos de saúde e a própria Prefeitura.

“Recebemos orientações da vigilância sanitária de Arambaré sobre o uso do equipamento e o manuseio do produto. A calda saneante é preparada com base na Nota Técnica 026/2020 da Anvisa”, completa Peixoto.

A necessidade de higienização das instalações se deveu em razão de um dos integrantes da Unidade ter testado positivo para o coronavírus.

Segundo a Comandante do Pelotão, 1ª Tenente Simone, assim que o bombeiro recebeu a informação que pessoas com quem havia estado testaram positivo para o vírus, comunicou ao quartel e foi iniciado o protocolo para testagem e isolamento, sendo determinado permanecer em casa até o resultado.

Tendo em vista as circunstâncias, todo o efetivo está sendo testado para o corona vírus,  em uma parceria com a Prefeitura Municipal de Cristal. “Ontem a guarnição de serviço fez a coleta de material para o exame e hoje já soubemos que todos testaram negativo. Uma ótima notícia”, comemorou a Comandante.Ontem foram testados seis profissionais e outros dezessete devem ser testados hoje.

Camaquã possui um efetivo operacional de 26 bombeiros, sendo que três encontram-se afastados por serem do grupo de risco e agora um infectado com o corona vírus, os demais seguem em regime de turnos de serviço. A área territorial compreende mais sete municípios da região e atende a mais de 125 mil pessoas, segundo o IBGE.

O CBMRS tranquiliza a comunidade da região, informando que todos os protocolos sanitários estão sendo seguidos e que o serviço operacional de bombeiros não foi afetado,  operando normalmente 24h por dia.