O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) desmobilizou, neste sábado (17/12), as equipes que atuavam na ocorrência da Estação Ecológica do Taim. O incêndio, que começou após uma descarga elétrica na segunda-feira (12/12), foi combatido por brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e por bombeiros militares do CBMRS, contando com apoio de aeronaves da Brigada Militar e da Polícia Civil.
Relembre a ocorrência
Desde a segunda-feira (12/12), quando começou o incêndio na área devido a uma descarga elétrica, os bombeiros do 3º Batalhão de Bombeiro Militar (BBM) compareceram à Estação Ecológica do Taím, em Santa Vitória do Palmar, para prestar apoio aos brigadistas do ICMBio.
Com o avanço das chamas, o CBMRS deslocou um efetivo maior para auxiliar no combate, razão pela qual direcionou servidores do 5º, 9º e 11º BBM, bem como da Academia de Bombeiro Militar, para prestar auxílio no combate a incêndio, totalizando 60 servidores.
Foi instalado um Sistema de Comando de Incidentes no local da ocorrência, onde quatro oficiais do CBMRS coordenaram a operação.
O terreno de difícil acesso dificultou o combate, demandando grandes esforços para chegar próximo ao local do fogo. Os bombeiros militares do CBMRS realizaram o monitoramento e decidiram os melhores locais para efetuarem o enfrentamento ao incêndio.
Durante a sexta-feira (16/12), as equipes do CBMRS trabalharam de forma ininterrupta no combate ao incêndio. Com duas frentes de trabalho, parte dos bombeiros militares atuou por terra realizando o combate a pé e a outra atuou por ar, contando com o apoio das aeronaves da Brigada Militar (BMRS) e da Polícia Civil (PCRS).
Após dias de exaustivo combate, o Corpo de Bombeiros Militar e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) constataram que todos os focos de incêndio na Estação Ecológica do Taim foram extintos.
Embora os focos tenham sido extintos, as equipes do CBMRS permaneceram instaladas no local durante a noite e a madrugada de sexta-feira (16/12), efetuando o monitoramento e o acompanhamento da área.
Na manhã de sábado (17/12), as equipes seguiram monitorando o local e, com o auxílio das aeronaves e militares em solo, constataram que o incêndio tinha sido extinto, podendo desmobilizar e encerrar a operação no final da tarde.