O Corpo de Bombeiros Militar encerrou, nesta segunda-feira (5/7), a 1ª edição do Curso de Formação de Resgatistas, iniciado no início de junho. Foram quatro turmas de bombeiros militares oriundos dos Batalhões de Bombeiro Militar (BBM) e Companhia Especial de Busca e Salvamento (CEBS).
Foram ministradas disciplinas de biossegurança, abordagem ao paciente, acidente com múltiplas vítimas, remoção de vítimas acidentadas, parto emergencial e atendimento pré-hospitalar tático. Com uma carga horária 60 horas de aulas teóricas e 48 horas de estágio operacional, o Curso de Formação de Resgatistas foi desenvolvido sob supervisão da Academia de Bombeiro Militar (ABM) e execução por parte do 8º BBM, no Pelotão Esteio, com suporte do setor de ensino na modalidade à distância da ABM.
O Curso foi realizado de forma híbrida, sendo a fase teórica ministrada a distância (EAD), através da plataforma de ensino da ABM, com um total de 9 lições, onde cada uma delas foi acompanhada por um instrutor para subsidiar o aprendizado do aluno, com suporte de uma videoaula a cada lição e, ainda, uma fase presencial composta por aulas práticas e estágios supervisionados.