Na tarde desta segunda-feira (9/1), o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) formou 127 novos Guarda-vidas Civis Temporários. A solenidade, realizada em Tramandaí, teve a presença do Comandante-Geral do CBMRS, Coronel Luiz Carlos Neves Soares Junior, do Prefeito do Município, Luiz Carlos Gauto, e demais autoridades militares e civis.
Com início em 21 de dezembro de 2022, o Curso de Capacitação de Guarda-vidas Civil Temporário do CBMRS, foi realizado sob a coordenação da Academia de Bombeiro Militar, e tem como objetivo capacitar os alunos a desempenharem as atividades de guarda-vidas. Do total, 88 novos guarda-vidas atuarão em águas de mar, e 39 nas águas abrigadas do Estado.
O Curso contou com uma carga horária de 200 horas aulas, sendo 120 horas de conteúdo teórico, prático e técnico, mais 80 horas de estágio prático junto as guaritas das praias de águas de mar e de águas abrigadas do litoral norte. Foram bordadas disciplinas de resgate e de salvamento aquático, natação utilitária, condicionamento físico específico, suporte básico a vítimas de afogamento, relações públicas com veranistas e banhistas, prevenção a ocorrências de afogamento, dentre outras.
Os novos profissionais foram capacitados em todas as valências necessárias e fundamentais para poderem desempenhar a difícil missão de guardar vidas. Durante o Curso, foi dada ênfase no condicionamento físico, na capacidade técnica, no preparo psicológico e, principalmente, na atuação proativa e preventiva a ocorrências de afogamento.
A partir de agora, os novos Guarda-vidas Civis Temporários do CBMRS estão aptos e capacitados, representando um incremento ao efetivo de guarda-vidas da Corporação que já estão atuando na 6ª Operação Verão do Corpo de Bombeiros Militar. Com isso, os novos guarda-vidas, propiciam maior segurança aos veranistas e banhistas que estão frequentando as praias de águas de mar e águas abrigadas do Rio Grande do Sul.