O CBMRS realizou, na manhã da quarta-feira (23), uma pequena solenidade de formatura do Curso de Habilitação à Atividade de Bombeiro Militar (CHABM), no Complexo do Comando-Geral, em Porto Alegre. Respeitando os protocolos de distanciamento, dezesseis militares receberam seus diplomas do Comandante-Geral da Corporação, Coronel César Eduardo Bonfanti, do Diretor Administrativo, Coronel Gerson da Rosa Pereira, do Diretor da Academia de Bombeiro Militar (ABM), Tenente-Coronel Carlos Alberto da Silva Souto, e do Subdiretor da ABM, Major Ricardo Arrubes Thomaz.
O curso de habilitação à atividade de bombeiro militar, objetiva qualificação de policiais militares, cinófilos e mergulhadores, que optaram pela inclusão no quadro de pessoal do CBMRS, de acordo a Lei Complementar nº 15.008, de 13 de julho de 2017, que dispõe sobre o período e as regras de transição, com vista à estruturação do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul. O Curso habilita para atividade de prevenção, proteção e combate a incêndios, buscas e salvamentos e atividades de proteção e defesa civil, permitindo assim aos militares exercerem a atividade típica de bombeiro nas respostas às emergências, ampliando a capacidade de resposta da nobre missão da Instituição de salvar e proteger.
Para garantir as normas sanitárias de prevenção contra a contaminação pela Covid-19, participaram apenas os formandos e as autoridades do Comando da Corporação.