Em virtude do momento crítico que estamos vivenciando, em decorrência do recente evento climático que afetou nosso estado, os responsáveis por edificações e áreas de risco poderão optar pela regularização dos estabelecimentos por meio do protocolo do Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI), no SOL-CBMRS ou SISBOM-MSCI, conforme o caso, ou pela auto declaração prevista na Portaria n.º 060/2024. Essa medida visa facilitar o trâmite do licenciamento em segurança contra incêndio, contribuindo para a reconstrução do estado.
Além disso, o Corpo de Bombeiros Militar está realizando visitas orientativas aos abrigos que acolhem vítimas e demais locais de apoio. Este esforço tem como principal objetivo instruir os responsáveis pelos locais de acolhimento sobre as melhores práticas de segurança, visando reduzir os riscos e garantir a proteção de todos os abrigados. Não é cobrada nenhuma taxa e não estão sendo aplicadas multas. A cooperação entre os bombeiros e os responsáveis pelos abrigos se torna uma importante ferramenta na proteção das vidas, demonstrando que a prevenção é um dos pilares fundamentais para a segurança dos gaúchos.
O Corpo de Bombeiros Militar reforça seu compromisso com a segurança e bem-estar da população, atuando de forma proativa e colaborativa para enfrentar os desafios impostos a todos. Juntos somos a diferença!