Na manhã desta quarta-feira (20), aconteceu o tradicional desfile em que se comemora a Revolução Farroupilha. O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) se uniu a mais de 1,5 mil cavalarianos, representantes de 73 entidades tradicionalistas, Polícia Civil, Brigada Militar, Instituto Geral de Perícias e MTG.
Participaram da composição do desfile do CBMRS a viatura histórica Mullag, primeira viatura de combate a incêndio adquirida na década de 30 para o município de Porto Alegre, fabricada em 1909, que conduziu o comandante-geral do CBMRS Cleber Valinodo Pereira; a viatura histórica Flexinha, que conduziu crianças e adolescentes do Projeto de Educação Preventiva Bombeiro Mirim, realizado na cidade Vacaria/RS; as viaturas históricas fusca, opala e veraneio; viaturas leves, que são utilizadas em atividades administrativas; viaturas operacionais utilizadas para buscas e salvamentos; as viaturas auto bomba tanque, que são utilizadas para o combate a incêndio e a viatura auto escada mecânica, utilizada também para salvamentos em altura. Esteve à frente do grupamento motorizado o Coronel Evaldo Rodrigues de Oliveira Júnior, subcomandante-geral do CBMRS.
O grupamento a pé foi comandado pelo Tenente-Coronel Lúcio Alex Ruzikc, que teve a frente da 1ª Companhia o Major Claudio Morais Soares Junior, composta por dois pelotões de alunos da Academia de Bombeiros Militar e um pelotão da Companhia Especial de Busca e Salvamento, que desfilou com cinófilos e cães, oriundos da cidade de Porto Alegre.
Fonte: CBMRS