Mais uma etapa para a seleção dos guarda-vidas civis temporários, que reforçarão as guaritas do Litoral Gaúcho e Costa Doce no próximo veraneio, foi finalizada. O Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS) publicou no Diário Oficial do Estado (DOE) nesta quinta-feira (05/11) a homologação das inscrições de interessados em ingressar no serviço temporário de verão.
Os selecionados para o curso devem apresentar exames para análise da Junta Militar de Saúde na próxima semana (entre os dias 11 e 13/11) conforme edital a ser publicado no DOE até a próxima segunda-feira (09/11). Ao todo, são 1.754 candidatos aptos para a próxima etapa seletiva, sendo 1.469 novos e 285 para recertificação.
A atividade a ser realizada pelos selecionados é a de salvamento aquático, sempre supervisionados e sob comando de bombeiros militares, aos quais estarão administrativa e operacionalmente subordinados.
Conforme a Lei 15.187, no período de treinamento, o salário será de R$ 2 mil. No período de contratação, R$ 2 mil mais acréscimo de 100% a título de risco de vida.
A capacitação exige que os participantes tenham no mínimo 18 anos e, no máximo, 55 anos de idade no momento da inscrição, e nível de escolaridade com o Ensino Fundamental completo.
Para a recertificação, além dos mesmos limites de idade e escolaridade, é necessário que o candidato já tenha participado de Operação Verão do CBMRS como guarda-vida civil temporário. Do total de vagas, 200 serão para capacitação e 400, para recertificação.
Como houve menos inscritos do que o número de vagas para a recertificação, o saldo remascente após a conclusão da seleção será remanejada para o ingresso dos candidatos melhores colocados na formação de novos guarda-vidas e que tenham excedido o total de 200 vagas para esta modalidade.
Os candidatos que forem aprovados no curso de novos guarda-vidas civis, mas não ingressem nem pelas vagas regulares, nem pelas excedentes da outra modalidade não serão contratados. No entanto, poderão candidatar-se para recertificação no veraneio de 2022, concorrendo com os demais candidatos na mesma situação, sem a necessidade de realizar todo o curso de capacitação completo.
Os candidatos que tiveram a candidatura não homologada podem interpor recurso, observadas as disposições dos respectivos editais. Os interessados têm o prazo de 03 (três) dias, a contar da publicação do Edital ou Aviso de divulgação do resultado, os quais serão analisados pela Comissão de Recrutamento e Seleção. Os editais podem ser acessados no site do CBMRS.