A DEFESA CIVIL ESTADUAL ELABOROU UM MANUAL DE PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO (POP) PARA MANUSEIO DE AGASALHOS DURANTE A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS (COVID-19). O DOCUMENTO FOI ELABORADO PELO SUBCHEFE DA DIVISÃO DE APOIO TÉCNICO, MAJOR VANDERLAN FRANK, E A MÉDICA ESPECIALISTA EM SAÚDE DA SES, DRA. MARIA LETÍCIA RODRIGUES IKEDA. 

O manual foi atualizado a partir de novas revisões que avaliaram a sobrevivência do SARS-Cov-2 em diferentes superfícies. Caso não sejam adotadas medidas de proteção adequadas, a presença do patógeno poderá oferecer risco de contágio tanto para os agentes da Defesa Civil, quanto para as pessoas que receberão os donativos.

O POP estabelece os procedimentos de biosegurança recomendados para o recebimento, coleta, triagem, armazenamento e destinação de agasalhos oriundos de doações. Durante o processo de triagem, deve haver o mínimo de agitação e manuseio das peças.

Considerando a alteração de tempo em que as roupas devem ficar em quarentena devido a nova Portaria SES nº 376/20 que regulamentou as medidas de biossegurança relacionadas à prova de roupas no comércio em geral, fica regido que os agasalhos devem permanecer no depósito por 72 horas após o recolhimento.

Confira as alterações e orientações de manuseio para agasalhos, descritas no arquivo a seguir. Clique AQUI.