Na tarde desta segunda-feira (30/8), foram realizadas as aulas inaugurais do Curso Técnico em Segurança Pública (CTSP) e Curso Básico de Administração Bombeiro Militar(CBABM). São 122 bombeiros militares participando do Curso de habilitação a graduação de 2º Sargento – 60 vagas por antiguidade, 60 por exame intelectual (concurso) e outras 2, por ato de bravura, e 24 bombeiros que preenchem as vagas para o CBABM, sendo 12 por merecimento e outras 12 por concurso. As solenidades ocorreram na Federação Gaúcha de Futebol e no auditório da Academia de Bombeiro Militar (ABM), respectivamente. Ambos os cursos deverão ser finalizados até dezembro do corrente ano.

O Curso Técnico em Segurança Pública – Curso Superior de Tecnologia em Coordenação de Atividades de Bombeiro Militar – objetiva habilitar o Bombeiro Militar, na forma da legislação vigente, a desempenhar as funções atinentes a graduação de Segundo Sargento do Quadro de Praças Bombeiro Militar (2º Sargento QPBM). O Curso proporciona o supedâneo teórico que o qualifique para o correto e eficaz desempenho das funções de 2º Sargento Bombeiro Militar, aliando os conhecimentos profissionais adquiridos pela experiência na atividade aos conhecimentos acadêmicos, proporcionados pelo curso, capacitando-os para trabalhar na coordenação dos serviços de prevenção de sinistros e acidentes, buscas e salvamentos, combate a incêndios e atendimento pré-hospitalar, bem como comandar equipes de serviços de prontidão e chefiar guarnições.

O Curso Básico de Administração Bombeiro Militar – Curso Superior de Tecnologia em Gerenciamento de Emergências e Defesa Civil – objetiva habilitar o 1º Sargento Bombeiro Militar, na forma da legislação vigente, a desempenhar as funções atinentes ao posto de Primeiro-Tenente do Quadro de Tenentes de Bombeiro Militar (1º Ten QTBM). O Curso qualifica para o correto e eficaz desempenho das funções de Oficial Subalterno, aliando os conhecimentos profissionais adquiridos pela experiência na atividade aos conhecimentos acadêmicos, proporcionados pelo curso, em consonância com os fundamentos humanitários e de defesa civil, voltados para a prestação de um serviço de segurança pública de qualidade, norteado pelo princípio da Supremacia do Interesse Público.

Estiveram presentes na abertura das aulas, o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul, Coronel César Eduardo Bonfanti, o Subcomandante-Geral, Coronel Luiz Carlos Neves Soares Júnior, o Diretor da Academia de Bombeiro, Coronel Carlos Alberto da Silva Souto, o Subdiretor da Academia de Bombeiro, Tenente-Coronel Paulo Henrique Monteiro de Oliveira, o Comandante da Escola de Bombeiro Militar, Capitão Sandro Borges Selau, e o Presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Sr. Luciano Dahmer Hocsman.