Na tarde desta terça-feira (10/12), aconteceu em Tramandaí, a Formatura de Conclusão do Curso de Capacitação de Guarda-Vidas Civis Temporários.
No Rio Grande do Sul, a atividade de Guarda-Vidas é desempenhada pelo Corpo de Bombeiros Militar que com o advento da Lei 15.817/18, integra em seu quadro de efetivo a contratação de Guarda-Vidas Civis, que realizam um processo seletivo intelectual e a formação no Curso de Capacitação, visando complementar seu quadro de profissionais para a atividade de Guarda-Vidas e a prestação de um serviço mais abrangente, oferecendo mais segurança à Comunidade Gaúcha.
No transcorrer da Formatura houve a entrega de uma viatura micro-ônibus Modelo Volare - Ano 2008/2009, com capacidade para 27 lugares, ao 9º Batalhão de Bombeiros Militar, a qual será empregada nas atividades de deslocamento de tropa para instrução, apoio administrativo, transporte de guarda-vidas, transporte de alunos, dentre outras atividades em que for necessária sua utilização.
Houve também, a inauguração da nova sede administrativa do 9º Batalhão de Bombeiros Militar que servirá também como base avançada de apoio à Operação Verão. A nova Sede foi construída com verba oriunda do FUNREBOM do Município de Tramandaí, apoiada pela Divisão de Logística e Patrimônio do CBMRS e Construtora e Incorporadora Coruja.
Estiveram presentes na Formatura, o Vice-Governador do Estado e Secretário da Segurança Pública, Delegado Ranolfo Vieira Júnior, o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do RS, Coronel César Eduardo Bonfanti, o Sub-Comandante Geral do CBMRS, Coronel Lúcio Alex Ruzicki, o Diretor da Academia de Bombeiros Militar, Tenente Coronel Cristiano Vôgt Pickrodt, o Comandante do 9º Batalhão de Bombeiros Militar, Major Cláudio Morais Soares, o Prefeito de Tramandaí, Luiz Carlos Gauto da Silva, autoridades civis e militares e imprensa local.
Em suas falas, tanto o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, o Vice-Governador do Estado e o Prefeito de Tramandaí, ressaltaram a importância da Corporação e dos Guarda-Vidas para a proteção da Sociedade Gaúcha, no período de veraneio.
Ao final da Formatura, os guarda-vidas participam do tradicional banho, sob aplausos da Comunidade presente.