Na apresentação do balanço, realizada em Capão da Canoa, o governador Eduardo Leite e o vice-governador e secretário da Segurança Pública (SSP), Ranolfo Vieira Júnior, comemoraram os números e o sucesso das ações de todas as instituições vinculadas da SSP – Brigada Militar (BM), Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS), Instituto-Geral de Perícias (IGP) e Departamento Estadual de Trânsito (DetranRS) – e das demais secretarias envolvidas na ampliação de serviços públicos aos cidadãos em todo o litoral gaúcho, referentes ao período entre 21 de dezembro de 2019 e 21 de janeiro de 2020.
Aproveitando a solenidade no litoral, o governo entregou dez motos aquáticas para o CBMRS. Os equipamentos permitirão aos guarda-vidas ampliar as ações de prevenção e orientação aos banhistas quanto aos locais seguros para banho, além de acelerar o tempo de resposta e o alcance nas situações que exigirem o resgate de vítimas em águas internas e nas praias dos litorais Norte e Sul do RS.
“Com certeza, vai qualificar ainda mais a atividade dos bombeiros já a partir de amanhã (1º/2) nas praias do Litoral Norte e, em seguida, também no Sul”, afirmou o vice-governador Ranolfo, que coordena a Operação RS Verão Total. “Os resultados desses primeiros 30 dias são excelentes, mas esperamos que, no encerramento da operação, no dia 2 de março, possamos ter resultados ainda melhores para apresentar à população”, acrescentou.
Com um investimento total de R$ 753,2 mil, as motos aquáticas foram adquiridas com recursos de convênio com a empresa Fraport, como contrapartida pelo serviço de prevenção de incêndio no aeroporto Salgado Filho, na capital.
Foram entregues ao CBMRS, ainda, 12 pranchas de resgate e 10 desfibriladores externos, semiautomáticos, que equiparão os triciclos utilizados pelos guarda-vidas para o trabalho de prevenção e abordagem na faixa de areia. Os equipamentos são doação da Unimed.
BALANÇO
Entre efetivos do CBMRS, da BM, da Polícia Civil, do IGP e do DetranRS, mais de 3,2 mil homens e mulheres reforçam as ações de policiamento, fiscalização, salvamento e prevenção em todo o litoral até o dia 2 de março.
A presença também está maior na Serra, na Costa Doce e nas fronteiras. No total, durante o período da operação, o Estado investirá R$ 23 milhões para o custeio e diárias do reforço da segurança no veraneio.
O CBMRS formou 389 guarda-vidas civis temporários que se somaram aos 664 militares da corporação (371) e da BM (258), um total de 1.053 que estão atuando em vigilância e salvamento nas praias de mar e águas abrigadas, como rios e lagos. Outros 64 bombeiros trabalham na prevenção de incêndios, serviços administrativos e projetos sociais.
Em parceria com os municípios, foram preparados 277 postos de salvamento (guaritas) para a atuação dos guarda-vidas durante a Operação RS Verão Total.
CORPO DE BOMBEIROS MILITAR (CBMRS)
Atuação: 277 postos de salvamento distribuídos nos litorais Norte e Sul e em águas abrigadas, como rios e lagos.
Ações: uso de novas bandeiras perto da água, demarcando a área mais segura para banho nas proximidades dos postos de salvamento, além das bandeiras tradicionais, localizadas acima das guaritas para indicar as condições das ondas; utilização de 20 quadriciclos para patrulhamento na praia, ampliando a cobertura de vigilância; distribuição de folderes, cartilhas e leques com instruções e cuidados para os banhistas, bem como pulseiras de identificação para crianças.
Resultados:
▼7% | Lesões por água-viva: 50.630 pessoas atingidas*
▼9% | Salvamentos: 249 nos 30 primeiros dias e um óbito por afogamento em água interna. Nenhuma nos litorais Sul e Norte*
▲38% | Prevenção: ações de orientação ao banhista, alerta com apito, abordagem verbal e retirada de água sem resgate*
*em relação aos números dos 30 primeiros dias do verão 2019/2020 sobre 2018/2019
Clique aqui para acessar a matéria completa, no site da Secretaria da Segurança Pública.
Texto: Vanessa Kannenberg / SECOM
EDIÇÃO: Marcelo Flasch /SECOM ACSP/CBMRS