Entre os dias 22 e 25 de maio, foi realizado no Hotel Termas Park, na cidade de Machadinho, o Simpósio de Integração e Padronização em Segurança contra Incêndio 2018.
O objetivo deste período de treinamento, organizado e executado anualmente pelo Departamento de Segurança, Prevenção e Proteção contra Incêndio (DSPCI), é abordar temas relevantes ao licenciamento das edificações e áreas de risco de incêndio no Estado. O evento busca a padronização de procedimentos e a integração dos bombeiros militares que atuam nas análises e vistorias, através de instruções teóricas e práticas em um ambiente adequado ao ensino e de total imersão nas atividades desenvolvidas.
Neste ano, a abordagem do treinamento foi relacionado a “Ações de fiscalização em cumprimento a legislação e às novas regulamentações”. Foram proferidas palestras sobre os regulamentos e os aspectos jurídicos da fiscalização, padronização de procedimentos para aplicação das sanções administrativas e da realização da vistoria extraordinária das medidas de segurança contra incêndio, e utilização da ferramenta SISBOM-MSCI, para registro e controle dos processos de fiscalização. Também, foram realizadas oficinas para aperfeiçoar os bombeiros militares no preenchimento das documentações necessárias.
Participaram do treinamento 240 bombeiros militares pertencentes aos 12 Batalhões de Bombeiro Militar, os quais multiplicarão o conhecimento em todo o Estado. Estiveram presentes o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS), coronel Cleber Valinodo Pereira, o Diretor do Departamento de Segurança e Prevenção Contra Incêndio (DSPCI), coronel César Eduardo Bonfanti e o Diretor da Academia de Bombeiro Militar (ABM), tenente-coronel Lúcio Alex Ruzicki.
Fonte: CBMRS