Entre os dias 21 e 22 de novembro, o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) fez visita ao Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - CEMADEN, com o objetivo de estreitar as relações institucionais e conhecer as metodologias e sistemas utilizados pela Coordenação-Geral de Operações e Modelagem (CGOM) do Órgão.
O CEMADEN, vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), tem a missão de realizar, em âmbito nacional, o monitoramento contínuo das condições geo-hidrometeorológicas, objetivando o envio de alertas de riscos de desastres quando observadas condições que produzam risco iminente de ocorrência de processos geodinâmicos (movimento de massa) e hidrológicos (inundação e/ou enxurrada). O Centro não só auxilia as ações preventivas, mas possibilita identificar vulnerabilidades no uso e ocupação do solo, com destaque para o planejamento urbano e a instalação de infraestruturas. Atua ainda no aumento da consciência e consequente prontidão da população em risco, induzindo ações efetivas e antecipadas de prevenção e redução de danos.
O CBMRS, representado pelo Tenente Leonardo Siqueira Alves dos Passos, foi recebido pela Diretora Substituta, Dra. Regina Célia dos Santos Alvalá, e pelo Coordenador-Geral de Operações e Modelagem, Dr. Marcelo Enrique Seluchi. Durante a visita, foram apresentados os programas e atividades implementados pelo CEMADEN, os quais possuem foco na salvaguarda de vidas e redução da vulnerabilidade social, ambiental e econômica decorrente dos significativos desastres que acontecem no Brasil, provocados especialmente por inundações, enxurradas e deslizamentos.
Na ocasião, o Ten Siqueira compartilhou da sistemática, metodologia e funcionamento do Centro de Controle Operacional de Bombeiro (CCOB) do CBMRS na gestão de riscos e desastres, e ratificou a postura da Corporação no intuito de estreitar parcerias e ações, para ampliar a qualidade da tomada de decisão para as respostas aos eventos adversos e contribuição nas ações de redução de riscos e desastres. Foi tratado ainda da disponibilização do banco de dados de ocorrências do Corpo de Bombeiros de maneira a contribuir com a avaliação e melhoria da qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN, o que contribui significativamente na redução no número de pessoas afetadas por desastres.
O CBMRS já utiliza nos protocolos internos do CCOB o acompanhamento ao Painel de Alertas, aos Boletins de previsão de riscos geo-hidrológicos e as reuniões mensais de avaliação e previsão de impactos de extremos de origem hidro-geo-climático para o Brasil.