Na terça-feira (13), uma equipe da Divisão de Tecnologia da Informação ( DiTI) deslocou-se para Erechim/RS onde, em uma parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul, prestou apoio técnico na instalação de uma Central de Atendimento de Emergências regional, destinada a atender 21 cidades da região de Erechim.
A equipe da DiTI/CBMSC, formada pelo 1º Sargento BM Enio e pelo 3º Sargento BM Fábio, juntamente com a equipe da Divisão de TI do CBMRS, integrada pelo Major BM Bittencourt, o Soldado BM Maurer e o Soldado BM Roger, realizou a instalação de uma Central de Atendimento de Emergências contendo as mesmas tecnologias que são usadas no CBMSC: o sistema E-193, a Central Telefônica para Atendimento de Emergências, o RaspDAC (Projeto DAC) e o Sistema de Acionamento Remoto de Viaturas. Todos os sistemas foram desenvolvidos no próprio CBMSC para uso em atividades de bombeiro e utilizando uma política de software livre.
Foi ministrada ainda, pela equipe da DiTI/CBMSC, uma instrução aos Bombeiros Militares do RS sobre a instalação, a configuração e a manutenção de centrais telefônicas de emergência (193).
A parceria tecnológica com o CBMRS iniciou-se em 2015 quando houve a participação dos bombeiros gaúchos no Treinamento para Atendentes de Centrais de Emergência (TACE), promovido pela DiTI, com o objetivo de capacitar bombeiros para o atendimento à comunidade em situações de emergência, bem como para operar os equipamentos utilizados nas centrais de emergência.
Créditos: 1° Tenente BM Rodrigo Ghisolfi da Silva - Chefe da Seção de Infraestrutura – DiTI - DLF