O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), por meio de ações de suas equipes de Guarda-Vidas, salvou 16 vidas de afogamento nas praias de Fortaleza e de Caucaia, durante o feriadão de: sábado (30) a terça-feira (2). A área de atuação para evitar afogamentos e possíveis aglomerações englobou a faixa de areia da Praia do Futuro com o Caça e Pesca, a Praia da Leste-Oeste, em Fortaleza, bem como das praias do Icaraí, Cumbuco e da Barra do Cauípe, situadas em Caucaia, além da Praia de Canoa Quebrada no Aracati e Praia de Jericoacoara, nas Áreas Integradas de Segurança 10 (AIS 10) de Fortaleza e (AIS 11, 17 e 18) do Estado.

Das 16 vidas salvas, 13 são do Ceará, sendo: 07 de Fortaleza, 02 de Iguatu e 04 de Itaitinga e 03 turistas de fora do Estado, dos quais: 02 de Imperatriz/MA e 01 de Castanhal/PA. 01 criança foi encontrada e entregue em segurança e saudável aos seus familiares, dos 3 atendimentos pré-hospitalar, 01 foi de reação alérgica, 01 mau súbito e 01 luxação ombro, em Jericoacoara foi registrado um acidente com animal marinho, onde um banhista foi atingido pelo esporão de um bagre (peixe).

Todos os resgates ocorreram antes de o processo de afogamento iniciar, demonstrando a eficiência dos guarda-vidas em atuarem antes que as vítimas começassem a aspirar água.

Balanço

Foram resgatados 9 turistas, sendo 6 de cidades do Ceará, 02 de Iguatu e 04 de Itaitinga e 3 turistas de fora do Estado, dos quais: 02 de Imperatriz/MA e 01 de Castanhal/PA. Foram realizadas 2.528 prevenções, 1 criança de Fortaleza foi encontrada e entregue aos familiares, como também foram realizados 3 atendimentos pré-hospitalar e 1 acidente com animal marinho.

De acordo com o major Chailon Fonteles, ” 15 vidas foram salvas na Praia do futuro e 01 vida foi salva em Caucaia, onde os guarda-vidas do posto 02 salvaram 03 vidas, do posto 07, salvaram 01 vida, do posto 08, salvaram 01 vida e do posto 11, salvaram 10 vidas, enquanto que a vida salva em Caucaia foi resgatada na Lagoa do Cauípe”, informou o balanço o comandante da 1ª Companhia de Salvamento Marítimo do Batalhão de Busca e Salvamento (1ªCSMar/BBS).

Na operação atuaram os guarda-vidas de Fortaleza, Caucaia, Aracati e Jijoca de Jericoacoara, totalizando 60 guarda-vidas, 22 postos, além de 08 quadriciclos, 07 viaturas 4×4 e 05 moto-aquáticas, com apoio de 03 ambulâncias tipo resgate do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU).