Na madrugada do dia 19 de outubro de 2023 a 6ª Companhia do 1º Batalhão de Bombeiros Militar participou do Exercício Simulado de Emergência Aeronáutica (ESEA) realizado pela equipe de SAFETY do aeroporto internacional de fortaleza. O simulado é um instrumento relevante para o aperfeiçoamento em atendimento a situações de emergências em que o acidente envolva múltiplas vítimas.
A princípio, o exercício tem como objetivo mensurar a responsividade dos órgãos de segurança baseando-se em um grau de realismo elevado, para que os envolvidos possam assim ter a noção de como atuar em um sinistro real.
Em síntese, a iniciativa simulou uma situação de socorro a uma aeronave G650 com POB 20, que é a quantidade de pessoas a bordo, sendo 17 passageiros e 3 tripulantes, o que fez com que fosse acionado o plano de chamada da 6ª cia, que mesmo em um horário não convencional compareceu em uma proporção de 96% do efetivo total.
Ressalta-se também que neste é colocado em prática o PLEM, Plano de Emergência e PCINC, Plano Contra Incêndio de Aeródromo, o qual além das equipes existentes no sítio aeroportuário são acionados vários órgãos que fazem a segurança do estado, além do Corpo de Bombeiros, a Policia Militar, a AMC e o Samu.