A princípio, neste domingo, 26, por volta das 10h00, a guarnição do Salvamento 02 foi acionada, via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS), para uma ocorrência de Busca e Resgate de Animal. As informações iniciais relatavam que um cachorro havia caído entre a parede e os anéis de uma cacimba e que populares já haviam tentado resgatá-lo, mas sem êxito.
De acordo com o 1º Tenente Jairo Severino de Sousa Brasil, comandante do salvamento 02, “de pronto nos dirigimos para o local informado e efetuamos o resgate da cadela apelidada pelos moradores da região, carinhosamente, por Lili. A cacimba estava sendo construída em um terreno aberto com livre acesso de circulação, o que favoreceu o incidente com o animal. A área onde o animal ficou preso tinha cerca de 2 metros de profundidade”.
Para o resgate
Em síntese, para o resgate se utilizou um Cambão, ferramenta usada para a contenção de animais de pequeno a grande porte. O Cambão possui um tubo de aço inox com cabo para preservar o animal e o operador, com um dispositivo de travamento e soltura de laço de forma rápida e segura. Assim, foi possível alcançar e laçar o animal, trazendo-o a superfície sem ferimentos.
Por fim, atuaram na ocorrência o 1º Tenente Brasil, cabo Gleison, cabo Marinho e soldado Marven, na viatura Auto Salvamento 74 (AS-74), da 2ª Companhia do Batalhão de Busca e Salvamento (2ªCBS/BBS).