Corpo de Bombeiros apaga incêndio de residência em Quixeramobim, na Área Integrada de Segurança 20 (AIS 20) do Estado.

A princípio, populares acionaram os bombeiros militares por volta das 17h55min da tarde desta quinta-feira (16). Imediatamente, estes seguiram até a Rua à José Antônio de Almeida, no bairro Deposito, em Quixeramobim.

De acordo com o sargento Péricles, “para apagar o incêndio e concluir o rescaldo, utilizamos 2.000 mil litros de água. Não houve vítima, mas o incêndio consumiu peças de roupas e uma cama com colchão”, informou o comandante do socorro.

Em outras palavras, a intervenção da equipe impediu a propagação das chamas para residências vizinhas. Como também, o proprietário informou que seu irmão iniciou o incêndio e evadiu-se do local.

O combate e o rescaldo

Segundo o sargento Péricles,” após reconhecimento e avaliação da situação, armamos uma linha de ataque direta. com mangueiras e esguicho de vazão, do corpo de bomba da viatura Auto Bomba Tanque 52 (ABT 52) para debelar o incêndio”, esclareceu o comandante do socorro.

Nesse sentido, o rescaldo garantiu, após debelar as chamas, que não houvesse reignição.

Em síntese, a guarnição da 4ª Cia | 4º BBM que atendeu a ocorrência foi composta pelo: Sargento Péricles, soldado Coelho, soldado Rômulo e soldado Holanda.

Prevenção

Somente uma perícia poderá esclarecer onde e como o incêndio se iniciou, contudo, de acordo com a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), em seu anuário estatístico ano base 2020, informa que cerca de 80% dos incêndios residenciais são provocados por curto-circuito na rede elétrica. Os ventiladores e condicionadores de ar são os aparelhos elétricos que mais causam esse tipo de sinistro.

Em síntese, por prevenção, ao sair de sua residência, sempre que possível, desligar o registro do gás de cozinha, assim como, o registro de eletricidade.

Por fim, em 2023, o Corpo de Bombeiros atendeu 95 incêndios em residência unifamiliar e 21 em residência multifamiliar.