A Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) acionou os bombeiros da 1ª Companhia por volta das 13h40min da tarde desta terça-feira (14). Imediatamente, o 1º socorro seguiu até a Rua Rodrigues de Andrade, no Demócrito Rocha, local do incêndio.
De acordo com o 1º tenente Luiz Júnior, “para apagar o incêndio e concluir o rescaldo, utilizamos 2.000 mil litros de água. Não houve vítima, mas o incêndio consumiu os pertences do quarto do casal”, informou o comandante do socorro.
O combate e o rescaldo
Segundo o 1º tenente Luiz Júnior,” após reconhecimento e avaliação da situação, armamos uma linha de ataque direta. com mangueiras e esguicho de vazão, do corpo de bomba da viatura Auto Bomba Tanque e Salvamento 03 (ABTS 03) para debelar o incêndio”, esclareceu o comandante do socorro.
Nesse sentido, o rescaldo garantiu, após debelar as chamas, que não houvesse reignição. Assim sendo, o quarto do casal foi incendiado, onde as chamas atingiu: cama, guarda roupa, televisões, sofá pequeno, mesa de centro, cadeiras, roupas, jogos de cama e uma quantia em dinheiro. além das paredes e instalação elétrica.
Em síntese, a guarnição do 1º socorro que atendeu a ocorrência foi composta pelo: 1º tenente Luiz Júnior, subtenente Nogueira, cabo Júnior, soldado Albuquerque e soldado Vanessa.
Prevenção
Somente uma perícia poderá esclarecer onde e como o incêndio se iniciou, contudo, de acordo com a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), em seu anuário estatístico ano base 2020, informa que cerca de 80% dos incêndios residenciais são provocados por curto-circuito na rede elétrica. Os ventiladores e condicionadores de ar são os aparelhos elétricos que mais causam esse tipo de sinistro.
Em síntese, por prevenção, ao sair de sua residência, sempre que possível, desligar o registro do gás de cozinha, assim como, o registro de eletricidade.
Por fim, em 2023, o Corpo de Bombeiros atendeu 95 incêndios em residência unifamiliar e 21 em residência multifamiliar.