Corpo de Bombeiros apaga incêndio em edificação comercial na Aldeota. Por volta das 7h30, da manhã desta quarta-feira (9), os bombeiros militares da 1ª Companhia do 1º Batalhão de Bombeiros Militar (1ªCia/1ºBBM), com sede no bairro Jacarecanga, foram acionados para combater um incêndio em uma edificação comercial na Avenida Padre Antônio Tomás, no bairro Aldeota, na Área Integrada de Segurança 1 (AIS 1).

De acordo com o 1º tenente M Ramos, ” por volta das 8h, o incêndio foi controlado e se iniciou o rescaldo. Não houve vítima”, declarou o comandante do socorro.

Foram deslocadas uma viatura de combate a incêndio do quartel central, sede da 1ª Companhia do 1º Batalhão de Bombeiros Militar (1ªCia/1ºBBM) e um caminhão tanque, carro-pipa, para dar apoio com água. A Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS) da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) acionou os bombeiros militares que imediatamente seguiram ao local da ocorrência.

O combate

Pela natureza da ocorrência, a guarnição se deslocou em código 3, sendo necessário alguns avanços em sinais vermelhos, como também foi excedido o limite de velocidade da via em alguns trechos. Chegando no local, de pronto o vigilante informou que não havia vítimas e que o quadro de energia já estava desligado.

Conforme o 1º tenente M Ramos, “o combate ofensivo se deu armando uma linha direta de ataque, a partir do corpo de bomba da viatura Auto Bomba Tanque e Salvamento 03 (ABTS 03), com mangueiras e esguicho de 1 e 1/2 polegadas”, relatou. “o foco do incêndio estava localizado no pavimento superior, no 1º andar, havia muita fumaça e abrimos algumas janelas para ventilação uma delas com ajuda da escada da ABTS 03. Após eliminar o foco e dispersar a fumaça, iniciamos o rescaldo e entregamos o prédio ao responsável”, concluiu o comandante do socorro.

Para o combate e rescaldo foram utilizados cerca de 600 litros de água da viatura ABTS 03 da 1ªCia/1ºBBM – Quartel Central.

O capitão coordenador de operações também compareceu ao local, capitão Alci Correia, e na oportunidade os dois cilindros de ar utilizados no combate foram repostos por dois cilindros de ar cheios, da carga do coordenador de operações. Após o rescaldo, o local foi entregue ao tabelião substituto.

Danos

Parte do 1º andar foi atingido, onde  televisores, aparelhos de ar condicionado, computadores, algumas cadeiras, mesas, máquinas de xerox, balcão suspenso de portas, balcão de piso e gavetas, bancada madeira para atendimento foram atingidos pelas chamas e fumaça. Como também, foi observado danos no reboco, pintura do teto e paredes, nas luminárias das salas e luminárias de sinalização de emergência.

Em síntese, o Corpo de Bombeiros apaga incêndio em edificação comercial no bairro Aldeota. atuaram no incêndio: o 1º tenente M Ramos, o subtenente Matos, o subtenente, Jorge, o subtenente Antonio, o cabo Bruno e cabo Rosemberg.