O Corpo de Bombeiros apagou incêndio em gás de cozinha em Maracanaú, área Integrada de Segurança 12 (AIS 12).
A princípio, os bombeiros militares de Maracanaú apagam incêndio em gás de cozinha, devido ao rompimento da chave do registro de pressão do gás.
Nesse sentido, o fato ocorreu por volta das 16h50, da tarde desta segunda-feira (30), na Rua Manoel Mendes Ferreira, Jardim Bandeirantes, em Maracanaú. Assim como, o acionamento foi via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops/SSPDS).
O combate e o rescaldo
De acordo com o tenente Roberto Oliveira de Abreu, “ao chegarmos no endereço, um botijão de gás de cozinha se encontrava em chamas. Populares jogaram o botijão no quintal da residência. Assim também, a guarnição realizou o abafamento do fogo para extinguir as chamas que saia do cilindro”, informou o comandante do socorro.
Prevenção que salva vidas e protege patrimônios
Quando se deve trocar o registro de gás?
Em síntese, a proprietária foi orientada a substituir o cilindro juntamente com o registro de pressão, mangueira e abraçadeiras.
Após cinco anos de uso, recomenda-se a troca do registro e da mangueira de gás, com o intuito de evitar possíveis vazamentos e riscos de acidentes. Por fim, orientamos que quem usa o gás de cozinha deve observar o período de troca do registro e mangueira por conta do prazo de validade.
Em 2022, o Corpo de Bombeiros do Ceará atendeu 2.118 ocorrências com gases
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) atendeu 2.118 ocorrências com gases durante o ano de 2022. O número é superior aos anos de 2021, 2020 e 2019, quando foram registrados respectivamente, 1.624, 1957 e 2092 casos. A princípio, existem vários tipos de gases, que são compostos de diversos materiais. Os mais conhecidos são os gases natural, carbônico, nobre, combustível, metano e butano.
Prevenção que salva vidas e protege patrimônios
Quando se deve trocar o registro de gás?
Após cinco anos de uso, recomenda-se a troca do registro e da mangueira de gás, com o intuito de evitar possíveis vazamentos e riscos de acidentes.
Orientamos que quem usa o gás de cozinha deve observar o período de troca do registro e mangueira por conta do prazo de validade.