Corpo de Bombeiros atua em vazamento de gás em comércio de Quixeramobim, na Área Integrada de Segurança 20 (AIS 20).

A princípio, por volta das 00h50 da madrugada deste domingo (5), os bombeiros atenderam uma ocorrência de vazamento de gás de cozinha. Nesse sentido, o fato ocorreu em um estabelecimento comercial na Rua Teófilo Lessa, no bairro José Airton Machado, em Quixeramobim.

De acordo com o 3º sargento Francisco Péricles Maximiliano Vieira Lima, “após o combate, observamos no local o armazenamento de 16 botijões de gás de cozinha, sendo 7 cheios e 9 vazios”, declarou o comandante do socorro. Imediatamente, o subtenente Gilberto, na condição de vistoriante do Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (Cepi), recebeu a designação para a vistoria técnica e compareceu no local.

Desdobramento da ocorrência Corpo de Bombeiros apaga incêndio em Quixeramobim

Em síntese, os 16 botijões de gás de cozinha estão apreendidos e sob guarda de um fiel depositário em Quixadá. Ainda assim, o proprietário do estabelecimento compareceu a Delegacia Plantonista da de Quixadá. Contudo, a Delegada plantonista enquadrou a situação como crime ambiental.

Em outras palavras, após os procedimentos formais, os 16 botijões encontram-se no fiel depositário. Bem como, este local possui certificado de conformidade válido, classe III, com capacidade de recebimento dos botijões apreendidos.

Por fim, o estabelecimento sinistrado não dispõe do certificado de conformidade do Corpo de Bombeiros. Como também, não apresentou alvará de funcionamento e não havia nenhum preventivo contra incêndio instalado no local.

Prevenção

Nestes casos de vazamento de gás de cozinha, é importante desligar o quadro de energia da residência e não acenda ou desligue a tomada de energia, assim como, abrir portas e janelas para que o ambiente fique arejado, e evitar bater, arrastar ou acender quaisquer fonte de calor. Se possível, desconectar o botijão de gás e levá-lo para um local ventilado. Assim como, retire todas as pessoas de dentro de casa e ligue imediatamente para o número 193.

Um pouco mais sobre o gás de cozinha

Em suma, o gás de cozinha é composto basicamente pelos gases propano e butano, além da adição de um composto de enxofre para dar o cheiro que serve como aviso. O gás de cozinha é o GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), mas essa sigla também pode significar Gás Líquido Pressurizado. Esses nomes indicam a origem e algumas características do gás de cozinha, isto é, sua origem é o petróleo; ele está líquido dentro do botijão de gás; e é submetido a elevadas pressões, (3 a 15 kgf/cm2) faz com que adquira a forma líquida.

Enfim, na foto se observa que a base do botijão de gás está com gelo, como isso é possível?  No botijão de gás de 13kg, cerca de 85% do gás está em estado líquido e 15% em estado gasoso. Por isso nunca se deve deitar o botijão de gás, pois se o gás em fase líquida for expelido pode provocar acidentes muito sérios.

Contudo, quando este gás vaza para o ambiente, ocorre a vaporização, nome dado à transformação física do estado líquido para o estado gasoso. No entanto, este gás no ambiente inicia uma troca de calor. Como consequência, a superfície do botijão esfria e passa a condensar o vapor d’agua presente no ar, dando a impressão de que o botijão está transpirando.

Afinal, estes fenômenos são perigosos e podem ensejar uma explosão ambiental caso haja uma fonte de ignição (calor) próximo a este vazamento. Todo o cuidado é pouco.

 

Vidas alheias e riquezas salvar!