Corpo de Bombeiros forma profissionais da saúde em brigadistas contra incêndio, na Área Integrada de Segurança 9 (AIS 9).
Primordialmente, mais duas instituições de referências do Estado do Ceará formam suas brigadas contra incêndio. Nesse sentido, o Instituto de Prevenção do Câncer (IPC) e o Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão (CIDH), na semana de 06 a 10 de março de 2023 também alcançaram este feito.
Em síntese, com esta formação já contabilizamos 720 alunos no padrão CTDH, com a filosofia de vidas alheias e riquezas salvar!
O Curso de Brigada Contra Incêndio do CTDH
Em outras palavras, os cursos de brigada contra incêndio do CTDH já somam 720 alunos com 680 horas aulas de treinamento.
Além disso, o capitão Marcos Pereira coordena o curso. Bem como, tem o subtenente Haroldo Lima, o subtenente Reginaldo Ximenes, o subtenente Maciel, o subtenente C. Adriano e o sargento Frederico com instrutores do curso de brigada contra incêndio.
A carga horária do curso com 20 horas aulas desenvolve um programa onde o brigadista é capacitado para o combate em princípio de incêndio. Como também, adaptação em local confinado, simulado em casa de fumaça, evacuação, resgata de vítimas em local sinistrados. Ainda assim, os brigadistas recebem o conhecimento para reconhecer e realizar o atendimento de uma parada cardíaca, controle de hemorragia, queimaduras, fraturas, luxação, entorse, imobilização e a utilização do Desfibrilador Externo Automático (DEA).
Em síntese, em 2022 o CTDH formou 627 Brigadistas. Enquanto que a certificação é reconhecida pelo Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE).
Por fim, a única instituição no Brasil com essa capacitação, conforme a Norma Técnica que regulamenta e disciplina as Brigadas de incêndio no Estado do Ceará.