A princípio, na manhã desta quarta-feira (1), no auditório do Shopping Benfica se realizou uma reunião de alinhamento com as coordenadoras de núcleos do Programa Saúde, Bombeiro e Sociedade (PSBS).
Nesse sentido, o Centro de Treinamento e Desenvolvimento (CTDH) coordenou a reunião que contou com a participação do Comando-Geral, além de Assessores da Casa Civil do Governo do Ceará. Ainda assim, também prestigiou a reunião, o Empreendedor do Shopping Benfica, João Soares Neto.
Além de ser um momento de apresentação do atual Governo e do novo Comandante-Geral, também houve muita confraternização. Enfim, o Governo Elmano de Freitas é um Governo de diálogo com a sociedade, onde nestes encontros se realizam escutas dos desejos e anseios de nosso público, para que possamos trabalhar em prol do bem-estar de todos e ampliarmos a cidadania com paz social.
De acordo com o Coronel Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros do Ceará Cláudio Barreto, “O PSBS atende pessoas idosas com atividade física de baixo impacto e lúdica”.
A princípio, o PSBS nasceu em 2003, como uma iniciativa voluntária do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), com a finalidade de executar atividades voltadas ao bem-estar, especialmente, de pessoas idosas, por meio da integração social e prática de atividades físicas. Também tem o objetivo de realizar campanhas socioeducativas e eventos cívicos, além de prestar esclarecimentos sobre prevenção de incêndios e de acidentes domésticos. Em 2019, após uma lei sancionada pelo então governador Camilo Santana, o projeto se tornou política de estado. Durante a pandemia da Covid-19, o projeto passou a ser transmitido por meio de lives no canal do Youtube do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará e também ao vivo pela TV Ceará.
Assim como, em seu início, o PSBS funcionou somente em Fortaleza. Contudo, se expandiu e atualmente se realiza em todas as regiões do Estado.
Atualmente, beneficia 411 turmas, totalizando 27.100 pessoas cadastradas junto ao Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH) do CBMCE.