Dados do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) apontam que houve aumento de 10,12% nos incêndios em edificações comerciais em todo o Estado no ano passado, em comparação com o anterior. No total, foram registrados 533 ocorrências, contra 484 em 2022.

Este ano, o primeiro caso ocorreu em Iguatu, no Centro-Sul do Ceará, na tarde de segunda-feira (1º). Por volta das 14 horas, os bombeiros militares foram comunicados que o fogo atingiu um estabelecimento de instalação de som automotivo localizado na Rua 23 de Novembro, no bairro Centro.

No combate ao fogo e no rescaldo, os militares utilizaram cerca de 5 mil litros de água. Não houve vítima. Em duas horas de trabalho, as chamas foram debeladas. A Guarda Municipal da Iguatu ajudou nos esforços para evitar que o pior acontecesse.

PREVENÇÃO

Para evitar incêndios em edificações comerciais, o CBMCE recomenda a instalação de extintores de incêndio, como também, quando possível, a criação de brigadas de incêndio e promover treinamentos frequentes, além de fazer a manutenção periódica das instalações elétricas e hidráulicas.