Corpo de Bombeiros resgata corpo de metalúrgico desaparecido em Jaguaribara, na Área Integrada de Segurança 18 (AIS 18).

A princípio, os mergulhadores do Corpo de Bombeiros, por volta das 9h40min, encontraram o corpo do Senhor de 39 anos de idade que se encontrava desaparecido. Assim como, o resgate ocorreu a cerca de 100 metros do local onde a embarcação havia sido localizada. Ainda assim, a vítima teria desaparecido na tarde de quarta-feira (22), em meio às precipitações, enquanto navegava próximo a comunidade de Jaburu no município de Jaguaribara.

Nesse sentido, a 2ª Companhia do 4º Batalhão, de Limoeiro do Norte e a Companhia de Mergulho de Resgate atuaram nas buscas que ocorreram de quarta-feira (22) até sábado (25).

A reflutuação da embarcação

Em primeiro lugar, a vítima navegava em uma embarcação do tipo Escaler, quando sua embarcação naufragou e o mesmo veio a se afogar.

Contudo, por volta de 15h30min da sexta-feira (24), os mergulhadores localizaram a embarcação a 22 metros de profundidade, porém, sem vestígios do corpo da vítima em sua proximidade.

De acordo com o capitão Danillo Cidreira dos Santos de Almeida, “resgatamos o Escaler do fundo do manancial até a superfície por meio da utilização de Levantadores de Peso Submersos (LPS)”, esclareceu o comandante da Companhia de Mergulho de Resgate.

Em outras palavras, os LPS tem resistência elevada para erguer cargas através de sua insuflação com ar comprimido. Além disso, após emergir, os mergulhadores rebocaram a embarcação até a margem do açude com o auxílio de um barco a motor.

Em síntese, a Polícia Militar resguardou o corpo para a Perícia Forense que emitirá laudo sob a causa do óbito.

Lema da Companhia de Mergulho: Segurança, Habilidade e Calma.

Prevenção

De antemão, por conta do período chuvoso, o Corpo de Bombeiros orienta que a população redobre os cuidados com rios e açudes. Do mesmo modo, banho e navegação devem ser evitados em áreas de correnteza. Assim como, embarcações precisam de dispositivo de segurança e salva-vidas para navegar. Como também, banhistas devem manter distância de locais próximos a pedras.

Por fim, em caso de emergência, a primeira providência recomendada é acionar o Corpo de Bombeiros, por meio do telefone 193. A ligação é gratuita e pode ser feita a qualquer horário, nos sete dias da semana, incluindo feriados.

Vidas alheias e riquezas salvar!