A princípio, a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança acionou os bombeiros, na manhã desta sexta-feira (6), por volta das 11h55. Imediatamente os bombeiros militares se deslocaram até o quilometro 47, da BR 222, no distrito de Umarituba, para o resgate de uma serpente Jiboia.

De acordo com o Senhor Francisco das Chagas, “uma serpente Jiboia se encontrava no Posto de Saúde da localidade”, informou o solicitante e motorista do referido posto.

Como também, que a serpente já teria sido vista comendo animais da localidade.

Bem como, o solicitante da ocorrência capturou a serpente com aproximadamente 3 metros de comprimento.

Ainda assim, “resgatamos o animal, que de modo aparente não apresentava nenhum machucado e a soltamos em seu habitat natural, longe da civilização mas próximo de uma fonte de água natural”, informou o tenente Magalhães.

Por fim, atuara, na ocorrência, o 2° tenente Magalhães, o subtenente Abreu, o subtenente Albuquerque e o sargento Benício.

Prevenção

Em síntese, a legislação ambiental protege os animais silvestres.

Contudo, devemos sempre manter distância destes animais para evitarmos acidentes, pois estes podem atacar.

Além disso, se precisar, acionar o Corpo de Bombeiros por meio do número 193, a ligação é gratuita e funciona 24 horas por dia, 7 dias da semana, inclusive em finais de semana e feriados.

Em resumo, se informou que o animal estava muito valente e deu trabalho para ser capturado pelo solicitante. Não recomendados, poderia ter ocorrido um acidente.

Resgate de animais em 2023

CBMCE resgata 3.875 animais no 1º quadrimestre deste ano. Sobretudo, os resgates ocorreram entre 1º de janeiro a 30 de abril, em todo o Ceará. Enquanto, no mesmo período em 2022, resgatamos 3.421 resgates de animais.

A jiboia-constritora, ou simplesmente jiboia é única no reino animal. Seu nome em inglês comum é o mesmo que seu nome científico. Também chamada de jiboia-de-cauda-vermelha, a jiboia é uma espécie de cobra grande e de corpo pesado e não peçonhenta encontrada no Hemisfério Ocidental, em toda a América Central e do Sul e em alguns locais ao sul da América do Norte.