Corpo de Bombeiros resgata vítimas de acidente de trânsito, em Pindoretama, na Área Integrada de Segurança 13 (AIS 13).
A princípio, próximo ao alvorecer da manhã desta segunda-feira, 10 de julho, por volta das 5h10, os bombeiros militares se deslocaram até a CE 040, no distrito de Patacas.
De acordo com a 1º tenente Clélia do Rego Batista, “um veículo de transporte colidiu na traseira de um caminhão, duas vítimas não resistiram e vieram a óbito no local, o condutor de 63 anos, preso nas ferragens, além de uma passageira de 67 anos de idade”, informou a comandante do salvamento 2.
A Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) acionou as forças de segurança que imediatamente seguiram ao local da ocorrência.
O informe preliminar relatou que uma topic vinda de Itaiçaba, contratada pela Prefeitura, com pessoas para consultas em Fortaleza, colidiu com na traseira de um caminhão.
De acordo com o condutor do caminhão, “fiz o retorno e diminui a velocidade porque iria entrar na granja Avine”, relatou. O condutor do caminhão nada sofreu.
O resgate
Como também o acidente deixou óleo na pista, ações de mitigação foram tomadas, removendo o excesso e pondo areia no asfalto, mas ainda se encontra liso. Nas proximidades da entrada da Granja Avine, na CE 040, distrito de Patacas, em Pindoretama. A recomendação é redução de velocidade neste trecho da rodovia.
Em resumo, o acidente deixou dois óbitos e doze vítimas que sofreram escoriações e lesões nos braços, pernas e cabeça. Todas atendidas e encaminhadas para avaliação intra hospitalar por ambulâncias do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) de Aquiraz, Cascavel, Eusébio, Fortaleza e Jaguaruana.
A vítima presa às ferragens foi resgatada com a utilização do kit de desencarceramento.
Ainda assim, somaram esforços na ocorrência, a Policia Militar por meio do Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual e Perícia Forense.
Enquanto o Corpo de Bombeiros encaminhou viaturas de busca e salvamento, combate a incêndio, atendimento pré-hospitalar e o coordenador de operações.
Kit de desencarceramento
O desencarceramento é uma operação de salvamento e resgate que exige aplicação de ferramentas que livrem a vítima das ferragens. O equipamento utilizado, conhecido como desencarcerador, é capaz de retirar vítimas presas em ferragens de automóveis, aeronaves, ou quaisquer outros ambientes.
O corte, ou expansão, da estrutura metálica é promovido por meio de um motor hidráulico, normalmente acomodado numa viatura de Busca e Resgate do CBMCE.