Mais um resgate bem sucedido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) que resgatou na noite desta segunda-feira (3) de janeiro de 2022, um animal silvestre da espécie Raposa da Caatinga (nome científico: Lycalopex vetulus), que estava em uma cacimba na Fazenda Japão, zona rural de Ibaretama, na Área Integrada de Segurança 20 (AIS 20).
Os bombeiros militares foram acionados pelo proprietário da Fazenda, o senhor Pedro Laurentino, por meio do telefone funcional da unidade. Diariamente recebemos demanda de resgate de animal, entre eles, gambás, aves de rapina, cães, primatas, gatos e por último uma raposa. Geralmente, esses animais não estão feridos, apenas encontram-se confinados em locais cuja entrada e saída são de difícil acesso, prejudicando que os mesmos saiam de forma espontânea.
O resgate
Durante a operação foi utilizado uma escada de dois lances e um cambão. Colocou-se a escada na parte interna da cacimba, que encontrava-se seca, com isso um dos militares desceu com o cambão em mãos para realizar o resgate do animal. Após capturar o mesmo com o equipamento, a raposa foi retirada do local onde estava confinada e solta em seu habitat natural.
O animal silvestre da espécie Raposa da Caatinga
A raposa (nome científico: Lycalopex vetulus) é um canídeo endêmico do Brasil da Ordem Carnívora, Família Canídeos. Considerado o menor canídeo da América do Sul, mede cerca de 58,5 a 64 cm de comprimento, podendo pesar até 4 kg. O animal tem ampla distribuição geográfica em todos os biomas do Brasil e em uma ampla variedade de habitats, com preferência por ambientes mais abertos e matas pouco densas. Também é conhecido pelos nomes: Raposa-do-campo, raposinha, jaguarapitanga (tupy).
Em síntese, atuaram no resgate da Raposa da Caatinga a guarnição da 1ª Companhia do Batalhão de Combate a Incêndios Florestais de Quixadá (1ªCia/1º BCIF). A guarnição tinha como componentes o subtenente Jean, soldado Sampaio, soldado Araripe e soldado Oliveira, na viatura de prefixo ASP-24.
Veja clicando AQUI.