O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), por meio do Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH), a partir da manhã desta terça-feira (30), retornou de modo as atividades dos projetos sociais. São 445 turmas que retomam as suas atividades presenciais, onde destacamos três iniciativas, o Programa Saúde Bombeiros e Sociedade (PSBS) que atende 349 turmas e 26 mil jovens da melhor idade, em todo o Estado, assim como, o Jovem Brigadista de Valor, com 76 turmas e os Projetos Esportivos e Culturais, que são 20.
Exercícios devem ser feitos com cuidado
Antes de participar das videoaulas, o tenente-coronel Christiano Almeida Sales salienta que algumas medidas devem ser tomadas para evitar lesões. “É preciso seguir as recomendações dos instrutores em vídeo, ir somente até o seu limite”, reforça o oficial coordenador geral do Programa, Saúde, Bombeiros e Sociedade (PSBS).
Pessoas com mobilidade reduzida devem tomar cuidados especiais. Vassouras e cadeiras podem ser usadas como apoio durante as atividades. A vestimenta é outro fator que evita luxações. “É sempre bom estar com roupas leves que permitam movimento. Nada de calça jeans ou shorts apertados. O melhor é fazer a atividade em um espaço amplo e que não seja escorregadio. Mesmo que a duração do exercício seja rápida, hidratação é importante”, recomenda o coordenador do projeto.