A Defesa Civil anunciou nesta sexta-feira pela manhã que 100 municípios do Rio Grande do Sul foram atingidos pelas chuvas dos últimos dias. Entre eles, três decretaram situação de emergência entre o final da quinta-feira e a manhã de hoje. São eles, Maquiné, Sinimbu e Terra de Areia. Com isso, 44 cidades gaúchas pediram ajuda federal para se recuperar dos estragos.

Segundo o boletim, o número de famílias desalojadas subiu para 681, o que significa cerca de 2.977 pessoas. Já as famílias desabrigas chegam a 262, totalizando 1.156 pessoas. O maior número de famílias desabrigadas, 170, está em São Jerônimo. Itaqui registra 130.

A Defesa Civil informa que o nível máximo do rio Uruguai foi registrado em São Borja com 13,94 metros, sendo que o nível de alerta é 11,50 metros. O rio do Sinos chegou a 5,60 metros, que tem aviso de transbordo de 5 metros. Já o Caí chegou a 10,39 metros e tem alerta com 7 metros.

As Coordenadorias Regionais trabalham para vistoriais áreas que ainda podem decretar situação de emergência. Qualquer informação ou pedido de auxilio podem nos ser encaminhados através do telefone 199.

Fonte: Correio do Povo /  Foto: Stephany Sander / Especial CP