Uma ambulância do resgate do Corpo de Bombeiros ficou ilhada ao tentar passar por uma área alagada na Avenida Invernada em Valinhos (SP). O caso foi durante o temporal que atingiu a cidade e a região de Campinas na noite da terça-feira (7). Há previsão de novas chuvas na quarta (8).
Segundo a corporação, não havia paciente sendo transportado na ambulância. Apesar do transtorno, o veículo conseguiu dar partida depois de um tempo e seguiu viagem.
O volume de água que escoava para o córrego da avenida se parecia com o de uma cachoeira. Não há proteção nas margens do canal. Os motoristas que não conseguiram passar pela enchente tiveram que escolher entre aguardar a água baixar no local ou retornar pela contramão na via.
A prefeitura informou que quatro pontos de alagamento foram registrados na cidade, dois deles na Avenida Invernada, que passou por obras no fim de 2019 para evitar transtornos, mas o problema não foi totalmente solucionado.
A situação nas vias já foi normalizada e não houve registro de ocorrências graves.
Transtornos na região
Em Campinas (SP), o maior volume de chuva foi registrado na Vila Aeroporto, 76mm, de acordo com a Defesa Civil. Não há informações de desabrigados ou feridos. Dados do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Unicamp apontaram ventos de 52,9km/h na metrópole, por volta das 18h50.
A Defesa Civil emitiu um alerta para Monte Mor (SP), pois a chuva vai afetar a vazão no Rio Capivari, que passa pela cidade, nas próximas horas. Bairros próximos ao rio podem ter inundações.
A água da chuva invadiu residências em Hortolândia (SP) e deixou uma ponte submersa, no bairro São Sebastião. Cerca de 40 minutos depois, o trânsito foi restabelecido no local.