*Com informações do repórter Celso Sgorla

A forte chuva que atingiu o Rio Grande do Sul desde a noite dessa quarta-feira e se estendeu pela manhã desta quinta causou ao menos duas mortes e um desaparecimento. Segundo informações da Defesa Civil, os casos ocorreram em Liberato Salzano, Caxias do Sul e Porto Alegre.

Em Liberato Salzano, cidade da Zona da Produção, um adolescente de 17 anos, ainda não identificado, morreu após ser atingido por um raio. Em Caxias do Sul, na Serra, o Corpo de Bombeiros relataram que o desmoronamento de uma casa causou a morte de uma idosa de 79 anos, identificada como Claudina Rech Bertin, e deixou outras três pessoas feridas. Em outro ponto do distrito de Vila Oliva uma outra pessoa também ficou ferida.

De acordo com o Major do 5° Comando Regional do Corpo de Bombeiros, Luiz Carlos Neves, 70% do distrito de Vila Oliva foi atingido pelo temporal, cerca de 150 casas foram danificadas. O local também está sem energia elétrica, com diversas ruas obstruídas. Cinco ambulâncias do Samu foram deslocadas para Vila Oliva, duas retornaram com feridos para Caxias do Sul, e as outras três seguem atendendo a comunidade.

Em Porto Alegre, na zona Leste, um deslizamento de terra ocorrido durante a madrugada de hoje arrastou duas casas e deixou uma mulher desaparecida na Vila São José. Uma segunda pessoa foi retirada do local e foi encaminhada ao Hospital de Pronto Socorro (HPS), onde foi internada na sala vermelha.   

Sem aula por causa da chuva

De acordo com a prefeitura, pelo menos três escolas de Porto Alegre suspenderam as aulas na manhã de hoje devido a transtornos provocados pela chuva. As instituições Valneri Antunes, no bairro Rubem Berta, e Jardim de Oxum, na Restinga, não terão atendimento aos alunos.

Já a escola Vila Mapa II, na Lomba do Pinheiro, não receberá apenas os alunos das turmas de jardins devido a alagamento das salas destas turmas.

Falta de luz 

Alto volume de chuva deixa nesta manhã 185 mil clientes sem luz no Rio Grande do Sul. A Rio Grande Energia contabilizou 150 mil pontos sem energia e com avarias na rede elétrica. Já na área de concessão da RGE Sul, há 35 mil locais sem abastecimento de luz. A Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) informou através da assessoria de imprensa que não registra problemas de falta de luz.

Fonte: Correio do Povo

Foto: Guilherme Testa