Ao completar 73 anos de fundação, a cidade de Bonito ganhou o primeiro quartel do Corpo de Bombeiros do município.

Ate então, a cidade turística não tinha sede dos bombeiros e, quando precisava dos militares para atendimento de ocorrências, precisava recorrer ao Corpo de Bombeiros de Jardim, que fica a cerca de 55 quilômetros do município.

O prédio do quartel do 8º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros de Bonito foi entregue nesse sábado (2), dia do aniversário da cidade.

A obra é considerada emblemática, pois representa um desejo antigo para atendimento do principal destino turístico de Mato Grosso do Sul.

A unidade leva o nome do ex-prefeito de Bonito, Leonel Lemos de Souza Brito, o Leleco, que era o principal defensor da implantação e faleceu em novembro de 2017.

“Nos sentimos muitos felizes por trazer este presente para Bonito, no dia do seu aniversário, e mais gratificados ainda por perpetuar o nome de um grande companheiro (Leleco), que sonhou, lutou e buscou viabilizar a construção desse quartel”, disse o governador Reinaldo Azambuja.

Com investimentos de R$ 4,5 milhões, a nova unidade do Corpo de Bombeiros foi edificada na entrada da cidade, na MS-178, e entrou em operação imediata.

Apesar disso, o funcionamento ainda é em caráter provisório, pois a obra está em fase final de acabamento. 

O efetivo na cidade é de 20 militares, além de uma ambulância, barcos, dois caminhões e camionete de combate a incêndios e resgate.

“Para uma cidade de grande fluxo, a presença dos bombeiros é uma segurança para quem visita o destino e também para a sociedade local”, disse Azambuja.

“Incentivar o turismo não é só trazer o turista, mas criar condições para que ele venha com acesso fácil e se sinta seguro, assim como a população, que sempre clamou por uma estrutura do Corpo de Bombeiros", acrescentou.

As instalações do novo quartel estão distribuídas por 1.200 metros de área.

A unidade suprirá a demanda regional por mais infraestrutura em serviços técnicos de combate a prevenção ao fogo, orientações de segurança e socorro humano. 

Na arquitetura, o destaque é para a orientação solar, iluminação natural e conforto térmico.

O 1º tenente Diego Garcia Baumgardt também disse que a unidade garante segurança e melhoria nos serviços de atendimento e socorro à população, que dependia da corporação de Jardim.

“A unidade implica em um tempo de resposta operacional melhor à sociedade, além de executar atividades técnicas essenciais para os empreendimentos de turismo”, afirmou.