A captura de uma cobra que entrou dentro de uma casa mobilizou a equipe do Corpo de Bombeiros, em Votorantim (SP), na manhã desta terça-feira (17). Apesar do susto, ninguém se feriu.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a cobra da espécie Boipeva foi encontrada pela proprietária da casa em um compartimento que armazena o botijão de gás. Ao se deparar com o animal, a dona da casa acionou a corporação que fez a captura do animal.
De acordo com o biólogo Hélio Rubens, a espécie Boipeva 'Xenodon meremii' é semelhante com a Cascavel, mas não causa acidentes por conta da baixa incidência de veneno.
"A Boipeva tem um pouco de veneno, mas não consegue aplicá-lo, não sendo considerada peçonhenta. Ela vive em locais mistos entre área verde e abandonada, e pode ter ido à casa por conta de algum evento próximo ao seu habitat, como uma roçagem, ou queimada. Ela é bem parecida com a Cascavel, mas não tem o guizo na parte de trás e como é difícil distinguir se é ou não peçonhenta, deve-se evitar chegar perto", explica.
A cobra capturada foi encaminhada ao Zoológico de Sorocaba (SP) e, de acordo com a Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), a corporação se responsabilizou por fazer a soltura após a identificação feita pela equipe técnica do Zoológico.
Jundiaí
Equipes da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) capturaram uma cobra da espécie Cascavel que estava em um terreno no Jardim Copacabana.
De acordo com a equipe, a cobra tem aproximadamente um metro de comprimento e foi encaminhada para a Associação Mata Ciliar. Ninguém se feriu.