Na manhã do domingo, 16 de fevereiro, o 2º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais em Ituiutaba foi acionado para realizar a captura de uma serpente na Rua João Mizael Franco, Bairro Marcondes.

De acordo com o solicitante, ele transitava pela rua quando se deparou com a serpente.

 

O cidadão ligou para os bombeiros que prontamente foram ao local da ocorrência. Aplicando técnicas de salvamento terrestre, os militares realizaram a captura segura do animal, devolvendo-o ao seu habitat.

Ao contrário do imaginário popular, as jibóias não são cobras peçonhentas, ou seja, não possuem presa inoculadora de veneno. Elas não são naturalmente agressivas ao homem, pelo contrário, estas cobras geralmente evitam a presença humana.

Quando se sentem ameaçadas ou acuadas é que as jibóias se colocam em posição de defesa, e podem expirar o ar dos pulmões com força produzindo um ruído característico, conhecido como “o bafo da jibóia”, que não é tóxico, e nem causa manchas na pele do homem.

O Corpo de Bombeiros orienta a população para realizar o chamado via 193 quando se depararem com animais silvestres, para que seja realizada a captura segura do animal.