O Corpo de Bombeiros Militar e a Defesa Civil de Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina, deram mais detalhes a respeito do desabamento de quatro sacadas de um prédio que fica próximo ao molhe da Barra Norte.

De acordo com relatório do Corpo de Bombeiros, trata-se de um “colapso estrutural” de uma marquise, que ficava no sétimo pavimento do Edifício Paranavaí, situado na rua João Francisco dos Santos, no bairro Pioneiros. Os socorristas foram acionados até o residencial por volta das 17h50 desta quinta-feira (12), sob o chamado de uma possível explosão.

A marquise, que sofreu o colapso estrutural, caiu sobre a sacada que, sucessivamente, desabou sobre a sacada inferior o que levou a queda total de quatro sacadas e desabamento parcial da sacada inferior do terceiro pavimento.

Após analisarem a estrutura, os socorristas verificaram as unidades de botijão de gás P-13, uma para cada apartamento danificado, e após as vistorias foi constatado que não apresentavam vazamentos ou qualquer sinal de explosão de GLP, visto que o chamado por socorro referia uma possível explosão no prédio.

Toda edificação foi evacuada, sendo inclusive necessário a retirada de uma idosa acamada por viatura, mas sem que nenhum morador fosse ferido por conta dos desabamentos.

A Polícia Militar também foi acionada para auxiliar no isolamento da área, bom como na condução do trânsito no local, além do acionamento da Defesa Civil, que fez uma análise preliminar do edifício e acionou a engenheira responsável pelo prédio.

As equipes de segurança delimitaram um perímetro seguro para os pedestres e a edificação foi isolada, dando condições de acesso seguro para as equipes de segurança que estavam empenhadas nos procedimentos de segurança.

Análise preliminar da Defesa Civil

A Defesa Civil de Balneário Camboriú interditou os seis apartamentos do edifício Paranavaí, que tiveram a estrutura da sacada danificada.

A frente do residencial foi interditada e os demais moradores foram orientados a entrar no prédio pela garagem e não acessarem as suas sacadas até o escoramento ser feito.

Ator estava no prédio quando sacadas desabaram

Imagens da estrutura do prédio danificada circulam pelas redes sociais. O acidente ocorreu na rua João Francisco dos Santos, no bairro Pioneiros, próximo à roda-gigante e ao molhe da Barra Norte.

Kauan Quadros, ator conhecido na região como “Dona Hermínia de BC”, estava no prédio no momento do desabamento.

“Acabou de desabar as sacadas do prédio aqui, eu estava com a minha família nesse prédio. Pessoal está todo na rua, apavorado” relata no vídeo.

Moradores do prédio deixaram suas residências e desceram para a rua, aflitos com a situação.

No vídeo, Kauan explica que as sacadas desabaram umas sobre as outras. “Quando a gente olhou para trás estava caindo tudo aquilo ali. Eu achei que ia morrer, gente. A gente olha, a gente vê caindo, e acha que cai o prédio inteiro”, desabafa.