Com a chegada do inverno na última quarta-feira (21), o Corpo de Bombeiros de Itajaí, Litoral Norte de Santa Catarina, alerta os moradores da região sobre os riscos de afogamentos nas praias.
Com o clima mais quente que o normal, a procura pelas praias podem ocorrer com frequência em dias de temperatura mais elevadas, porém os cuidados no mar seguem sendo os mesmo que no verão.
No período do inverno os postos de guarda-vidas prestam o serviço com a quantidade reduzida em pontos estratégicos e alertam como os banhistas devem proceder nas praias em dias mais quentes.
Os bombeiros orientam que os banhistas que forem aproveitar as praias agora no inverno nesses dias quentes precisam redobrar a atenção no mar e verificar se a praia escolhida está com o posto guarda-vidas ativo.
“O grande vilão são as correntes de retorno, os banhistas devem entrar onde dá pé, porém por vezes pode cair em um buraco ou sendo arrastado pela correnteza e ficar submerso e ocorrer o afogamento”, comenta o Tenente Douglas, do Corpo de Bombeiros de Itajaí.
Seguem algumas orientações para aproveitar a praia com segurança
- Nadar em horário de atividade dos Guarda-Vidas das 8h às 19h
- Nadar próximo a um posto Guarda-Vidas ativo
- As bandeiras vermelhas sinalizam um risco, geralmente as correntes de retorno.
- Nadar afastado das bandeiras vermelhas.
- Não nadar após ingerir bebidas alcoólicas
- Ao verificar alguém se afogando chame o socorro, se tiver algo flutuante ou corda jogue para a vítima, mas não é orientada se expor ao risco, pois pode ser mais uma vítima
Corpo de Bombeiros fornece aplicativo gratuito para monitoramento
O aplicativo foi criado para que todas as informações do CBMSC (Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina), estejam disponíveis para que as pessoas consigam verificar em tempo real as condições do mar e quais postos guarda-vidas estão em atividades.
Entre elas, estão as informações para segurança e acessibilidade nas praias catarinenses, informações das ocorrências atendidas pelos bombeiros, além das orientações para as áreas de segurança.
Em caso de emergência ligue 193 para o Corpo de bombeiros.