Depois de vistoriar os 353 galpões do Acampamento Farroupilha, em Porto Alegre, o Corpo de Bombeiros informou, hoje, que 38 deles (10,7%) seguem impedidos de abrir devido à necessidade de ajustes no plano de prevenção contra incêndio (PPCI). Conforme o auxiliar do Departamento de Segurança Contra Incêndio (DSCI) da corporação, sargento Manoel Neto, o prazo de correções fica a cargo de cada piquete, cabendo aos responsáveis encaminhar à administração do evento o pedido de mais uma vistoria.
A checagem começou pela feira de artesanato, em 5 de setembro. No dia seguinte, o Corpo de Bombeiros começou a vistar os piquetes e reprovou o PPCI de 123. De acordo com o sargento, desde então foram realizadas duas visitas extraordinárias, a primeira no feriado do dia 7, que manteve reprovados 53 piquetes ainda irregulares. A segunda vistoria ocorreu ontem, com a decisão mantida para 38 edificações.
As principais causas de reprovação foram extintores vencidos, portas com sentido de abertura para dentro e distância mínima entre piquetes não obedecida. Para esse último item, é exigida distância mínima de 1,5 metro para edificações sem janela e 3 metros com janela.
O Acampamento Farroupilha começou na última sexta-feira e prossegue até o dia 20, no Parque da Harmonia. A previsão é de que 1 milhão de pessoas passem pelo local.
Fonte: Jéssica Moraes / Rádio Guaíba
Foto: Guilherme Testa