Com rajadas de ventos de até 74 km por hora, a cidade de São Paulo viveu uma tarde de muitas quedas de árvores nesta quarta-feira (10).
De acordo com o Corpo de Bombeiros, pelo menos 164 solicitações de queda foram registradas na Grande São Paulo até às 20h.
Por volta das 14h30, um veículo foi atingido por uma queda de árvore na Rua Bandeira Paulista, no Itaim Bibi, na Zona Sul. Um rapaz de 23 anos foi atingido. Ele foi socorrido e encaminhado ao Pronto Socorro da Santa Casa, no Centro.
Outra árvore de grande porte caiu em cima de três carros estacionados na rua São Paulino, esquina com a Praça Dr. Carvalho Franco, na Vila Mariana, também na Zona Sul.
Os ventos, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE), da Prefeitura de São Paulo, foram provocados pela aproximação de um ciclone extratropical ao litoral brasileiro. O fenômeno também derrubou as temperaturas em várias regiões da cidade e do estado.
No aeroporto de Congonhas, na Zona Sul, a ventania afetou um evento de aviação, a Labace. O espaço da feira precisou ser evacuado por volta das 17h. Segundo a nota da organização da feira, houve também a interrupção temporária de pousos e decolagens.
Em nota, a Enel informou que os ventos causaram a "interrupção do fornecimento de energia para alguns clientes". "A distribuidora está trabalhando para restabelecer o serviço o mais breve possível", diz o comunicado.
A Prefeitura da capital informou que os agentes da Defesa Civil atenderam a 38 quedas de árvore e 15 quedas de galho na cidade. Disse ainda que Secretaria Municipal das Subprefeituras afirmou que "onde houve queda de árvores, assim que acionadas, as equipes das subprefeituras das regiões e da secretaria realizam limpeza e desobstrução de passagem, seja de carro ou pessoas".
Sobre a árvore na Rua Bandeira Paulista, o município informou que foi solicitada a limpeza do local e a Enel foi acionada.
Temperatura na capital
Até o início da tarde, os termômetros apontavam 17°C em São Miguel Paulista, na Zona Leste, e 15°C em Parelheiros, no extremo da Zona Sul.
“A capital paulista está vivendo uma tarde ventosa, com rajadas de vento que oscilam entre 55 Km/h e 75 Km/h. Às 14h, no aeroporto de Congonhas, na Zona Sul, a rajada de vento chegou a 72,3 Km/h. Essa condição meteorológica aumenta o risco de queda de árvores e intensifica o frio, pois a sensação térmica está diretamente proporcional à magnitude dos ventos”, disse um comunicado do CGE durante a tarde.
Segundo o órgão municipal, nas próximas horas a borda do ciclone vai tangenciar a Grande São Paulo, o que pode gerar rajadas de vento ainda mais fortes, de até 80 km/h, e chuva mal distribuída de fraca a moderada intensidade.
Previsão para os próximos dias
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura começou a cair no início da tarde desta quarta (10).
Na quinta (11), a máxima não deve ultrapassar os 15°C, e as mínimas devem ficar abaixo de 9°C.
Também são esperadas chuvas intermitentes de fraca a moderada intensidade em alguns momentos.
De acordo com o CGE, os termômetros apontam 15°C em Itaquera, na Zona Leste, e 14°C em Parelheiros.
No decorrer do dia, a combinação da passagem da frente fria sobre o continente com o deslocamento do ciclone extratropical entre a Região Sul e o litoral paulista vão manter o tempo instável.
Entre a tarde e a noite, atenção especial com as fortes rajadas de vento que devem oscilar entre 60 Km/h a 80 Km/h.
Essa condição meteorológica aumenta o risco de queda de árvores e intensifica o frio, pois a sensação térmica é diretamente proporcional à magnitude dos ventos.
A Defesa Civil Municipal mantém toda a cidade em estado de alerta para baixas temperaturas desde segunda-feira (8).
Veja a previsão completa:
- Quarta-feira (10)
Mínima: 11°C
Máxima: 18°C
- Quinta-feira (11)
Mínima: 10°C
Máxima: 15°C
- Sexta-feira (12)
Mínima: 8°C
Máxima: 19°C
- Sábado (13)
Mínima: 8°C
Máxima: 24°C